O mapeamento corporal total com dermatoscopia digital consiste na combinação de fotografias de toda a superfície corporal com a dermatoscopia digital seriada, e foi proposto como uma abordagem para a avaliação de indivíduos de alto risco para melanoma e outros tumores da pele.
A documentação fotográfica dos diversos segmentos corporais serve de base para monitorar o surgimento de pintas novas e comparação de mudanças macroscópicas nas lesões pré-existentes. A dermatoscopia digital seriada é útil na comparação das imagens e detecção de mudanças incipientes que poderiam não ser percebidas se não houvesse a imagem dermatoscópica anterior para comparação.
Pacientes com múltiplas pintas (nevos melanocíticos), síndrome do nevo displásico, história pessoal e/ou familiar de câncer de pele (principalmente em familiares próximos, como pais e irmãos). Outras indicações são pessoas de pele e cabelos claros, passado de exposição solar e portadores de doenças genéticas que aumentam o risco de câncer de pele (ex.: albinismo, xeroderma pigmentoso).